TABELIÃ DO CARTÓRIO MONTANI
Olá, tudo bem?
Quer conhecer um pouquinho sobre a nossa tabeliã?
Antes, saiba que Tabeliã, que é uma profissional do direito, dotada de fé pública, imparcial, que trabalha para garantir a autenticidade, a segurança e a eficácia dos atos e negócios jurídicos. Para ser uma tabeliã titular, é necessário ser aprovado em concurso público de provas e títulos do Estado onde se pretende exercer a profissão.
Segue abaixo seu mini currículo:
Dra. ALCIONE MONTANI DUCCESCHI FONTES
Tabeliã de Notas e Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais
Professora e Palestrante na Área Jurídica;
Apresentadora do momento Cartório Passo a Passo, na TV Cidade Verde;
Exerceu a advocacia em São Paulo por 10 anos;
Graduada em Direito, 2009, São Paulo/SP;
Graduada em Administração de Empresas, 2004, São Paulo/SP;
Conciliadora e Mediadora – segundo a Resolução 125/2010 do CNJ;
Especialista em Direito Notarial e Registral Imobiliário, São Paulo/SP;
Especialista em Direito Público, Paulo/SP;
Especialista em Direito Civil e Constitucional e Empresarial, Campo Grande/MS;
Realizou diversos cursos de extensão sobre de Direito Civil, Notarial e Registral Imobiliário;
Participou ativamente da Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos da OAB – São Paulo;
Membro a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso – ANOREG-MT;
Membro da Diretoria da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais de Mato Grosso-MT;
Membro da Academia de Direito Notarial – AD NOTARE.
Um pouquinho de sua biografia.
Alcione Montani nasceu no dia 24 de dezembro, no município de Mirassol D’Oeste-MT, residiu com sua família no Distrito de Horizonte D’Oeste (Vila Nova), do Município de Cáceres.
Filha primogênita de Salvador dos Santos Montani e Maria Neide de Souza Montani, ambos não concluíram o ensino fundamental, pois precisavam trabalhar na roça, longe de escolas, mas sempre estimularam suas filhas a estudar.
Aos oito anos de idade mudou-se com sua família para a cidade de São José dos Quatro Marcos, onde concluiu o curso técnico em ciências contábeis, no ensino médio.
Seu primeiro trabalho foi como boia fria. No período de férias escolares, seus pais não tinham com quem deixar as filhas, então começaram a levá-las para a roça para colher algodão.
Aos doze anos começou a trabalhar meio período na loja de artesanato do PAM – Programa de Apoio ao Menor, um programa da prefeitura local que atendia jovens e adolescentes e ensinavam a fazer diversas formas de artesanato.
Aos quatorze anos transferiu seu estudo para o período noturno para conseguir trabalhar durante o dia todo. Trabalhou como vendedora de brinquedos, confecções, secretária e escriturária em escritório de contabilidade.
Infelizmente sua mãe faleceu muito jovem, vítima de um acidente de trânsito, e a Dra. Alcione precisou assumir cedo (aos quinze anos e meio) as responsabilidades da casa.
Ao concluir o ensino médio, em 1997, mudou-se para Cuiabá, na esperança de conseguir fazer um curso superior. Conseguiu trabalho rapidamente no Hospital Jardim Cuiabá. Iniciou como recepcionista e foi sendo premiada e promovida por demonstrar seu comprometimento e trabalho sério.
Mudou-se em 2002 para São Paulo e casou-se lá em 2006 e dessa união nasceu seu maior tesouro, sua filha.
Em São Paulo concluiu o curso de Administração de Empresas, que havia iniciado em Cuiabá, e ao estudar para o concurso de fiscal, percebeu que gostou muito das matérias jurídicas, então, com o apoio de seu marido, retornou aos bancos de cursinho, estudou e passou no vestibular para o curso de Direito, que iniciou em 2005 e concluiu em 2009, tendo sido aprovada no primeiro exame que prestou para Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo.
Realizou diversos cursos de especialização conforme citado inicialmente.
Em 2011, participou do primeiro concurso para cartórios no Estado de São Paulo e foi até a prova oral.
Em 2012, seu pai foi diagnosticado com Leucemia. Foi um ano dedicado a ele, que infelizmente devido à intercorrências inesperadas, acabou falecendo em 2013. Foi muito difícil, mas com o apoio da família conseguiu superar.
Em 2016 montou seu escritório de advocacia com foco na ADVOCACIA EXTRAJUDICIAL e buscava conciliar as atividades de mãe, dona de casa e advogada com os estudos para concursos.
Em 2020, seu marido foi vítima do Covid-19 e não sobreviveu. Mais um duro golpe para ela que precisou enfrentar e reinventar a sua vida mais uma vez, após 20 anos de união.
Foi aprovada no Concurso Público de Provas e Títulos para a Outorga de Delegações das Serventias Extrajudiciais do Estado de Mato Grosso, que havia iniciado em 2013, por isso em 2021 retornou para o nosso Estado, sua Terra Natal, para assumir e montar do zero a Serventia do Distrito de Engenho Velho, localizado no Município de Santo Antônio de Leverger, onde exerce as funções de Tabeliã de Notas e Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e Escrivã do Juízo de Paz desde o dia 30 de abril de 2021.
A Dra. Alcione Montani também exerceu a função de Tabeliã Interina por um ano no Município de Várzea Grande.
A Dra. Alcione Montani e sua equipe conquistaram prêmios muito importantes de reconhecimento de excelência na prestação de serviços na atividade notarial em seu cartório, PRÊMIO DIAMANTE, no Programa de Qualidade Total Anoreg/BR – PQTA e recebeu o prêmio em cerimônia solene realizada pela Anoreg/BR, em Brasília. O certificado de CARTÓRIO TOP, por cumprimento de boas práticas de gestão da qualidade voltadas à interpretação da norma NBR 15906:2021 e aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 da ONU. O Selo RARES-NR, onde possuem o Selo Azul, por desenvolver ações sociais e ambientais de autoria própria.
Atualmente dedica seu tempo ao atendimento dos seus clientes no CARTÓRIO MONTANI e aos seus alunos e mentorados seja na preparação para concurso público para cartórios, seja na capacitação em advocacia extrajudicial e regularização de imóveis.
“Enfrentar muitas dificuldades aperfeiçoa o ser;
não enfrentá-las o arruína.” (Lao Tsé)
E-mail: contato@cartoriomontani.com.br / tabelia@cartoriomontani.com.br
Instagram: @alcionemontani_tabelia